A Filosofia Kaizen


O significado da expressão kaizen na língua japonesa é uma “mudança para melhor”. Ou seja, a busca pela constante mudança, com o intuito de melhorar continuamente todos os processos de uma empresa, como produção, qualidade, engenharia e produtividade, usando o mínimo de recursos financeiros possível. Melhoria contínua pode ser conceituada da seguinte forma: “[...] atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer” (ABNT, 2005, p. 11). A Norma NBR ISO 9000:2005 nos dá o seguinte conceito de Melhoria Contínua: “[...] atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender requisitos”. 

Daí, diz-se que para aplicar os conceitos do Kaizen faz-se necessário o envolvimento de todas as pessoas da organização no sentido de buscar, de forma constante e sistemática, o aperfeiçoamento dos produtos e processos empresariais. 

Essa melhoria contínua está condicionada a mudanças de hábitos, mas cabe ressaltar que essas mudanças devem ser planejadas. Várias ferramentas podem ser utilizadas com o intuito de se estabelecer um processo de melhoria contínua, dentre estas destaca-se o Kaizen. A metodologia do Kaizen, assim como os demais conceitos japoneses, prioriza a implantação de melhorias dentro da própria organização, sem que seja necessária intervenção externa, como consultores. Esse conceito foi difundido por Imai em 1990, no qual divulgou uma gama de inovações da gestão japonesa que até o momento eram vistas de maneira isolada, como:

‡ - Controle e Gestão da Qualidade Total; 

‡ - Just-in-Time e Kanban; ‡ 

- Zero Defeitos; 

‡ - Círculos de Qualidade; ‡

- Sistemas de Sugestões, entre outros.


De acordo com o mesmo autor, existem 10 regras a serem seguidas pelo Kaizen:

‡ - buscar a eliminação dos desperdícios; 

- buscar a melhoria contínua e gradativa; ‡ 

- envolver a todos no processo de mudanças, desde colaboradores até a alta administração, independentemente de sua função ou classificação hierárquica;

‡ - não condicionar a implantação de melhorias aos altos investimentos, pois, segundo a metodologia Kaizen, pode-se aumentar consideravelmente a produtividade sem que haja custos exorbitantes;

- basear-se em uma gestão de total transparência dos procedimentos, processos, valores, com uso de recursos visuais para que todos estejam a par dos problemas e dos desperdícios; 

‡- focalizar especificamente na produção, pois trata-se do lugar onde se cria o valor; ‡ 

- orientar os processos; ‡ 

- priorizar as pessoas, pois são a partir delas que surgirão as melhorias; ‡

- pode ser aplicável a qualquer negócio; ‡ 

- tem como fundamento principal de aprendizagem que só se aprende fazendo.


Confira, a seguir, alguns dos inúmeros benefícios de se utilizar esses conceitos/ regras: ‡

- percepção de erros ainda na fonte, o que permite menos perdas e soluções mais rápidas; ‡

- correção rápida de detalhes percebidos durante o processo produtivo, pois conta-se com a participação de todos os colaboradores para o processo de melhoria contínua trazendo inúmeros benefícios para a organização; ‡

- melhoria na qualidade do produto nas entregas e nos custos, gerando satisfação do cliente e ascensão da empresa em seu ramo de negócio; 

-‡ envolvimento dos colaboradores na busca por um ambiente de trabalho, mais agradável e saudável.


            Braga, José Olavo                 
Gestão da qualidade e da produtividade/ José Olavo Braga. 
Brasília: SENAI/DN, 2010. 
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